Quanto Ganha um Pedagogo? Conheça o Salário Destes Profissionais
3 min read

A pedagogia é uma área que atrai o interesse de muitos profissionais. Com grande procura em todo o país, a área da educação exige dos funcionários o desenvolvimento de vários projetos educacionais – e não é só em escolas! Agora, com tanto interesse, fica uma dúvida: qual é o salário de pedagogo?
Como dissemos, o pedagogo é o profissional que desenvolve projetos educacionais dentro das instituições, mas a sua função vai bem mais além. Em empresas, no serviço público ou mesmo em colégios e faculdades, são eles que fazem treinamentos e orientações aos demais profissionais. A atuação também se dá em locais de cunho cultural, como as bibliotecas.
A vasta procura pelo curso faz com que surjam, cada dia mais, cursos e pós graduações de pedagogia EAD. Mas será que o retorno financeiro vale a pena para você?
Afinal, qual o salário do pedagogo?
A pergunta não é respondida apenas com um número. Afinal, existem variações salariais que são decorrentes do tempo de experiência, currículo do profissional, dentre tantas outras questões que podem influenciar o valor do salário de um pedagogo.
Para termos como média, o salário de um pedagogo no Brasil é próximo de R$ 1700,00. Lembramos que essa área tem várias subdivisões e a média é voltada para o cargo de pedagogo empresarial.
A título de curiosidade, um profissional de pedagogia pode ser – além de pedagogo empresarial – um orientador educacional, analista pedagógico, coordenador pedagógico, supervisor pedagógico e gerente pedagógico. No último cargo descrito, o salário chega a ser superior a R$ 4000,00.
Quais as formações necessárias para um pedagogo?
Para se formar em pedagogia, é necessário apenas a formação em graduação. Por mais que a média salarial não pareça ser das maiores, a procura por profissionais é alta. Pelo menos nesse ramo, é difícil encontrar alguém desempregado, o que acaba atraindo muitas pessoas.
Mas, para quem deseja receber os maiores salários de pedagogo, é necessário criar meios de valorizar o seu currículo. Crescer na carreira vai muito além de ter experiência. O mercado exige que o estudo seja contínuo para que o profissional esteja atualizado com o que é de mais moderno. E quais os meios para se especializar?
Pedagogia EAD: existe pós à distância?
Simplificando a resposta: sim, existe! Além dos cursos de graduação, que são a base de um bom pedagogo, a especialização através de uma pós é um dos principais diferenciais buscados pelo mercado de trabalho, que valorizam o seu salário e melhoram a qualidade do seu trabalho.
Algumas faculdades são especialistas em cursos de pedagogia, oferecendo tanto os campos presenciais para quem deseja se graduar, como os cursos à distância para quem deseja se especializar. O foco do pedagogo deve ser sempre de buscar oferecer o melhor que há no contexto da educação e, para que isso aconteça, é necessário investir no lugar certo.
A FASPEC oferece os cursos de graduação em pedagogia, na modalidade presencial, e também o curso de formação de professores e gestão educacional para quem deseja se especializar em uma pós a distância.
Você quer ser pedagogo? Já sabe em que área específica quer atuar? Conte nos comentários!